Buscar

FIMEC somente em 2022


Numa decisão difícil , mas necessária, a feira reagenda a sua 45ª edição para março do ano que vem.


A próxima edição da Fimec - ponto de encontro e negócios do setor coureiro-calçadista, contando com a presença de dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo, teve a sua data de realização prorrogada para os dias 8, 9 e 10 de março de 2022. A nova troca do período de realização se deve as incertezas geradas pelo avanço da pandemia da Covid-19 em âmbito mundial.


Em nota enviada para a imprensa, a presidência da feira afirma “por mais que tenhamos a certeza do know-how, expertise e qualidade da Fenac para a realização de uma feira segura, precisamos estar atentos a este momento tão difícil... ao contrário do que se esperava, a situação da pandemia no Brasil se agravou muito e nunca chegamos tão perto de um verdadeiro colapso da saúde pública nacional”, diz o documento assinado pelo diretor-presidente da Fenac S/A, promotora da Fimec, Marcio Jung, e pelo presidente do Conselho de Administração da instituição, Marlos Schmidt.


Ressaltando que os eventos presenciais são essenciais para a realização de bons negócios, e o maior objetivo da promotora é realizar feiras seguras e que proporcionem uma excelente experiência para todos, o texto lembra que o sistema coureiro- -calçadista como um todo passa por um momento delicado e o setor de eventos por muitas incertezas.


Tanto a realização quanto a participação de uma feira requerem planejamento, tempo e comprometimento de todos para que o evento se torne um momento impar e de grandes resultados, mas a pandemia continua a avançar em todo o mundo, causando sérios problemas de saúde nas pessoas e restrições para viagens nacionais e, principalmente, internacionais. Fatores estes que somados a tantos outros levaram a esta difícil decisão de um novo adiamento, que foi aprovado pelo Conselho Administrativo com apoio das entidades setoriais.


A partir desta determinação, que levou em conta também que o mais importante neste momento, além dos hábitos de higiene, da vacinação da população é a manutenção do distanciamento social, ou seja, evitar a aglomeração de pessoas em espaços fechados para evitar o contágio, a Fimec já está preparando a sua 45ª edição com todos os cuidados para fazer dela o grande ponto de encontro da cadeia de suprimento com os fabricantes nacionais e do exterior.


Vale lembrar que a última edição da feira, realizada em março de 2020, aconteceu no exato momento em que os primeiros casos de Covid-19 surgiram no País e a feira rapidamente criou um protocolo exemplar de segurança, adotando uma série de medidas sanitárias inéditas e não foi registrado caso algum de contágio a partir de visitantes ou expositores da mostra.



Fábrica Conceito


Com o anúncio da Fenac de adiamento da Fimec 2021 para o período de 8 a 11 de março de 2022, o projeto Fábrica Conceito fica adiado também. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Consultoria Empresarial, a fábrica teria este ano a parceria da Calçados Arezzo e Calçados Paquetá. A cada edição o projeto reúne em torno de 50 colaboradores e 60 empresas para a produção de calçados em tempo real durante a feira.