Fimec 2026 terá a maior edição da Fábrica Conceito
- marciele195
- há 1 hora
- 3 min de leitura

A 49ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) acontecerá de 3 a 5 de março e a programação reforça o caráter inovador e técnico do evento, que reúne lançamentos em produção industrial, tecnologia, serviços, processos e soluções sustentáveis para o setor.
Realizada em Novo Hamburgo/RS, a feira totaliza 30 mil m² de exposição repleta de conteúdo, lançamentos e demonstrações reais de produção. Reunindo fabricantes, fornecedores, especialistas e compradores, o evento apresentará mais de 400 expositores, que demonstrarão a integração da cadeia, desde matéria-prima, tecnologia, design, componentes e máquinas até soluções completas para se produzir com eficiência.
“A Fimec mantém sua essência de mostrar a indústria acontecendo na prática, mas a cada edição amplia sua relevância global e sua capacidade de gerar negócios para toda a cadeia. Quando reunimos 30 mil m² de tecnologia, inovação e conteúdo qualificado, estamos reafirmando que o Brasil não apenas acompanha o avanço do setor coureiro-calçadista mundial, mas também lidera, inspira e dita tendências”, afirma o diretor-presidente interino da Fenac, Marlos Schmidt.
A expectativa da organização é receber 20 mil visitantes, vindos de 20 estados brasileiros e de cerca de 40 países, especialmente da América Latina. A forte internacionalização reforça o posicionamento da Fimec como um dos principais ambientes de negócios do setor, onde as marcas ampliam relacionamentos, apresentam tendências e fecham parcerias estratégicas. “Receber visitantes de tantos países reforça que a Fimec é referência além das nossas fronteiras. O interesse internacional mostra que o mercado global encontra aqui tecnologia, capacidade produtiva e competitividade industrial que fazem do Brasil um polo estratégico para negócios e inovação no setor”, avalia Marlos.
Fábrica Conceito terá seis linhas de produção de calçados e bolsas
A 16ª edição do projeto Fábrica Conceito será a maior já organizada, com seis linhas de produção completas em operação real dentro da Fimec. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac, o projeto se diferencia por apresentar processos reais, tecnologias de ponta e inovação industrial ao vivo dentro dos pavilhões da feira.
Ao longo dos três dias, a fábrica deverá produzir 120 bolsas e mais de 3.000 pares de calçados, reunindo diferentes segmentos, estilos e processos fabris. A Klin participará com a produção de um calçado infantil; a Cravo & Canella apresentará um scarpin feminino e três modelos de bolsas; e a Fiber produzirá um chinelo e um tênis com cabedal em knit a partir de duas linhas de injeção direta em PU. A Escola de Formação Profissional do Senai Calçado também fará parte do projeto, com a produção de uma bota feminina de salto blocado e um modelo de calçado escolar, desenvolvido pelos alunos a partir das especificações fornecidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo, para distribuição aos estudantes da rede municipal.
Mais do que exibir produtos, o diretor-presidente da Fenac destaca que a Fábrica Conceito demonstra a integração entre tecnologia, fornecedores, processos industriais e capacitação profissional. “A Fábrica Conceito é um dos símbolos da Fimec, porque entrega aquilo que o mercado mais busca: tecnologia aplicada à prática. Quando mostramos linhas completas produzindo ao vivo, com processos reais e produtos finais, estamos demonstrando a força da nossa indústria, o conhecimento técnico dos nossos profissionais e o nível de inovação que o Brasil é capaz de gerar e exportar para o mundo”, ressalta Marlos Schmidt.

A editoria de Mercado tem o patrocínio de Orisol do Brasil www.orisol.com.br



Comentários