top of page
Buscar

Fábrica Modelo de Segurança está maior e mais complexa


 A 4ª edição do projeto Fábrica Modelo de Segurança, uma das principais atrações da Feira Internacional de Segurança e Proteção (Fisp) 2024, está maior e mais complexa. Entre os dias 22 a 24 de outubro, serão fabricados no projeto 600 pares de EPI calçados masculinos em quatro modelos diferentes.


Além disso, no espaço com 700m² cerca de 30 profissionais vão operar em torno de 40 máquinas em tempo real, proporcionando aos visitantes conhecerem novas tecnologias aplicadas ao setor. Ao todo, mais de 50 empresas forneceram as matérias-primas e os insumos necessários para a construção dos calçados de segurança, com destaque aos apelos de sustentabilidade e responsabilidade social.


“Este trabalho possibilita aos visitantes da feira entenderem como são realizados os processos para a construção de diferentes modelos de calçados, e ao mesmo tempo permite aos fabricantes mostrarem as novas tecnologias oferecidas ao mercado”, pontua o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Dr. Valdir Soldi, lembrando que é também uma oportunidade de reunir em um mesmo local tantas empresas trabalhando com um objetivo comum.


Ele destaca ainda que, hoje, 70% das demandas atendidas pelo instituto estão voltadas para o setor de segurança, para o qual, além dos ensaios que avaliam os produtos acabados e os materiais utilizados, oferece outros serviços como consultorias empresariais, visando, principalmente, a adequação para a certificação.


Sobre a feira, considera uma excelente oportunidade para a instituição divulgar tanto os serviços já oferecidos para esse mercado quanto os novos que em breve estarão no escopo do IBTeC. Um exemplo é o OCP do Laboratório de Proteção Facial para testar óculos e viseiras de segurança e máscaras de solda.


Dr. Valdir Soldi - Presidente Executivo do IBTeC


O consultor técnico responsável do projeto, Paulo Model, destaca que a instalação de uma fábrica operando em tempo real na feira é uma grande oportunidade para que empresários, técnicos e visitantes tenham contato com as soluções tecnológicas e conceitos inova dores que a cadeia de EPIS tem desenvolvido.


“O nosso objetivo é fazer com que o público veja de perto a aplicação não só de materiais, mas também de processos, produtos e maquinários que proporcionam qualidade e alta produtividade”, salienta Paulo, lembrando que como parte das ações sociais do projeto, ainda é importante ressaltar que todos os pares de calçados produzidos serão doados para instituições de assistência social.


 Paulo Model - Consultor Técnico do IBTeC e da Fábrica Modelo de Segurança



 A diretora de Portfólio da Fiera Milano Brasil, Regina Silva, enfatiza que a 24ª edição da Fisp - que acontece juntamente com a Fire Show, conta com mais de 700 marcas expositoras, reafirmando sua relevância no setor.


“Esperamos receber mais de 50 mil visitantes ansiosos por explorarem uma vasta gama de produtos, serviços, informações, máquinas e equipamentos de segurança e proteção. Uma das atrações principais é a Fábrica Modelo de Segurança realizada pelo IBTeC em parceria com a Marluvas Equipamentos de Segurança Ltda, a qual vai operar em tempo real a fabricação de diferentes modelos de calçados ocupacionais e de segurança, oferecendo uma experiência prática e educativa aos participantes”, comenta.


Ela salienta ainda que a Fisp não é apenas uma vitrine para inovações, mas também um importante fomentador de negócios, encontros e disseminação de conhecimento, fortalendo as redes de contatos entre os profissionais e promovendo o crescimento do merca do de segurança e proteção

Regina Silva - Diretora de Portfólio da Fiera Milano Brasil



O diretor de Vendas e Marketing da Marluvas, Danilo Oliveira, diz que a empresa recebe com alegria a oportunidade de participar desse projeto, justamente quando comemora o prêmio Top of Mind, como a Marca mais lembrada no segmento de EPIs e também em calça dos de segurança, além do mais recente reconhecimento, como uma empresa ESG, chan celado pelo programa Origem Sustentável, promovido pela Abicalçados e a Assintecal.


“Há 52 anos no mercado, levando a milhões de pessoas proteção para os pés, a Marluvas orgulha-se da sua história e por ser considerada, por nossos clientes, uma marca de calça dos de proteção de alta qualidade e conforto, muitos deles testados e certificados pelo IBTeC, parceria que temos orgulho em manter e celebrar.


E estamos fazendo isso em grande estilo, na maior feira de Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina, a Fisp, apresentando tendências e materiais que reforçam a preocupa ção da empresa e do IBTeC com o meio ambiente e toda cadeia produtiva. Esperamos ansiosos a visita dos nossos amigos”, reforça.


Danilo Oliveira - Diretor de Vendas e Marketing da Marluvas



A Coordenadora de Desenvolvimento de Novos Produtos, Daniele Belchior, enfatiza a importância da participação da área de P&D junto às áreas de produção, manutenção e automação visando a construção de produtos sustentáveis em toda a cadeia de valor.


“Pensar de forma inovadora e sustentável, significa abordar problemas e desafios de maneira criativa, rompendo com padrões convencionais e explorando novas perspectivas. É buscar também soluções originais sem se limitar ao que é o padrão, estimulando a inovação. Construir um novo produto com insumos sustentáveis e matérias-primas ecológicas, requer novos fluxos de processo, novas tecnologias e máquinas voltadas para a redução dos impactos no meio ambiente, tornando o processo produtivo ainda mais eficiente e sustentável “.

Daniele Belchior Coordenadora de Desenvolvimento


Modelo 1

Modelos em poliéster knit e resistente ao corte Modelo ocupacional com palmilha 50% reciclada.

 

A - Calçado Ocupacional com solado PU bidensidade, com cabedal knit resistente ao corte. Contém palmilha higiênica 50% reciclada de garrafa PET.


B -  Calçado Ocupacional com solado PU bidensidade, com cabedal knit em poliéster, leve e respirável . Contém palmilha higiênica 50% reciclada de garrafa PET.


Cabedal Knit: Bandtex

Palmilha Conforto: Jomo

Atacador: Globalfit

Tag: Globalfit

Entresola PU: Basf

Sola PU: Basf

Composto PU: Basf

Produtos Químicos: Kemi/Liko

Adesivo: FCC

Fôrma: Formello

Matriz de Injeção: Matrizminas

Caixa individual: Westrock

Caixa Coletiva: Westrock


Modelo 2


A versão sustentável do calçado de segurança PU bidensidade já homologado pela Marluvas, modelo 50B26 CB C Pad, incorpora diversos atributos sustentáveis e tecnológicos em sua composição, conforme ilustrado na imagem, reforçando o compromisso da marca com a cultura ESG.


1) Contrafortes ecológicos, com fibras recicladas e/ou fibras naturais.

2) Forração em não tecido para gáspea e suador e palmilha de montagem dublada, também (oriunda de fibras de garrafa PET 95%).

3) Manta dos forros internos e externos com parte oriunda de garrafa PET. Temos por parte do nosso principal fornecedor o certificado OEKO TEX.

4) Atacador oriundo de fibras de garrafa PET.

5) Etiqueta Plastisol reciclada.

6) Palmilha higiênica com composição entre 15 e 39% oriunda de garrafa PET.


Couro Cabedal: Tropical

Nylon Colarinho: Raima

Nylon Lingueta: Raima

Forro Cano: Cofratec

Forro Lingueta: Cofratec

Forro Gáspea: Texfyt

Extensor: Texfyt

Suador: Texfyt

Linha de Costura: Volf Bobinas

Contraforte: Boxflex

Etiqueta: Plastisol, Colorgraf

Adesivos: FCC

Produtos Químicos: Kemi/Liko

Entresola PU: Basf

Sola PU: Basf

Composto PU: Basf

Palmilha Conforto: Dublauto

Palmilha Strobel: Texfyt

Atacador: Globalfit

Fôrma: Formello

Matriz de Injeção: Matrizminas

Caixa individual: Westrock

Caixa Coletiva: Westrock


Modelo 3

Calçado de segurança em PU bidensidade, com cabedal em microfibra e aplicação de TPU por processo de alta frequência. Possui palmilha higiênica em PU poliéster, proporcionando conforto, estilo e máxima segurança.


Cabedal em Microfibra: Brisa

TPU Frequência: Brisa

Nylon Lingueta: Branyl

Forro Cano: Cofratec

Forro Tesourinha: Cofratec

Forro Lingueta: Cofratec

Forro Gáspea: Texfyt

Suador: Texfyt

Contraforte: Boxflex

Atacador: Globalfit

Pino: Alkaplas

Gancho: Alkaplas

Etiqueta: Marluvas

Gorgurão Passador: Globalfit

Gorgurão Lingueta: Globalfit

Linhas: Volf Bobinas

Adesivos: FCC

Composto PU Palmilha: Basf

Palmilha Conforto: WA

Entresola PU: Basf

Sola PU: Basf

Composto PU: Basf

Produtos Químicos: Kemi/Liko

Palmilha Strobel: Texfyt

Fôrma: Formello

Matriz de Injeção: Matrizminas

Caixa individual: Westrock

Caixa Coletiva: Westrock


PARCEIROS DE MÁQUINAS


SETOR CORTE

Máquina de Corte Automatizado CTM: Comelz

Máquina Digitalizadora: Comelz

Máquina de Chanfrar: Tecnomaq

Máquina de Moldar Bico: Onix


SETOR COSTURA

Máquinas de Costura Programada: Orisol

Máquina de Frequência: Orisol

Máquinas de Costura de Coluna: Garudan

Máquina de Aplicação de Adesivo Hot Melt: Isa

Máquina de Tecer Malhas: Brastema

Cabine de passar Cola: Mecsul


SETOR MONTAGEM

Formeiro: Eletrovalli

Máquina de Conformar: Tecnomaq

Máquina de Costura Strobel: Tecnomaq

Vaporizadora: Onix

Máquina de Ensacar: Erps

Máquina de Prensar Biqueira: Erps

Máquina de Reativar Bico: Onix

Máquina de Montar Bico: Erps

Máquina de Rebater Traseiro: Erps

Forno Conformador: Mecsul

Injetora Solados de PU: Sulpol

Matrizes Injeção Direta: Matrizminas

Estabilizador a Frio: Mecsul

Máquina de Desenformar Calçados: Erps

Máquina de Refilar Sola: Sul Máquinas

Queima Fios: Mecsul


Tecnologias inovadoras mostradas no projeto

Nova Tecnologia Otimiza Classificação de Peles


A Comelz desenvolveu a Classificadora e Digitalizadora de Peles, que possibilita fazer uma classificação prévia do couro recebido na empresa de forma digital. Esta classificação permite que você saiba, em números percentuais, se o material está avaliado dentro dos padrões adquiridos, assim como auxilia na decisão de compra dos materiais, gerando o real custo-benefício destes antes mesmo da aquisição.


Ainda assim, uma vez classificados os materiais, estes poderão – através de códigos de barras em cada pele e de forma controlada e organizada – serem guardados no estoque até a necessidade de seu uso. Quando isso acontece, o software, após pesar a pele com o leitor, faz sozinho o encaixe de forma padronizada e muito rápido de todas as peças do modelo e da grade.


Conforme o diretor de operações da Comelz, Marcelo Cezario, além dessa automação, o equipamento proporciona economia financeira em dois momentos, um ao transformar para formato digital a conferência e a classificação dos couros, tudo isso de forma matemática, com a segurança de estar comprando e utilizando o material mais indicado para cada situação. E, num segundo momento, gera de forma padronizada economia de material cortado que pode ser superior a 17% em alguns casos. “Outra vantagem é que todos os produtos feitos em couro podem utilizar este equipamento, que faz parte de um sistema completo de corte e controle de estoque de matéria-prima", frisa Marcelo.


Tradição e Sustentabilidade no Setor Calçadista


Tendo como suporte um parque industrial de alta tecnologia, a Jomo atua em diferentes mercados e segmentos, sendo referência no desenvolvimento de produtos termomoldados e costurados, com destaque para a agilidade, a pesquisa avançada e a excelência produtiva, oferecendo aos seus clientes um amplo portfólio de soluções de ponta com foco na criatividade e inovação. Tudo isso aliado ao conforto e à performance


Completando seus 30 anos no Brasil, a empresa se destaca por sua tradição e compromisso com a produção sustentável, tanto nos processos quanto na escolha das matérias-primas. Um exemplo dessa dedicação é a palmilha de conforto utilizada por Marluvas no projeto Fábrica Modelo de Segurança. O modelo é feito em EVA Soft, aliando conforto e sustentabilidade, com design anatômico. “A base interna é composta por EcoPet, um material sustentável que utiliza 50% da garrafa PET pós-consumo, reforçando nosso compromisso com a redução de impactos ambientais”, destaca a gerente de Marketing, Marluci Bragé. Na Jomo, acreditamos que tradição e sustentabilidade caminham juntas, oferecendo soluções que reflete nossa experiência e responsabilidade ambiental “, contextualiza.


Inovação em Conforto e Saúde dos Pés


A palmilha interna Comfort Plus oferecida pela Dublauto tem quatro camadas funcionais com sistema de absorção/dessorção de suor, tratamento antimicrobiano (nanotecnologia da prata) e aplicação de hidrofílizante natural de base Aloe Vera, além da incorporação de óleos essenciais microencapsulados de Melaleuca e Bétula-Doce no tecido de acabamento. Segundo Carla Rossi, da área de desenvolvimento e qualidade, trata-se de um produto com funcionalidades completamente voltadas ao conforto do usuário de calçados.


“O tecido de acabamento, 100% poliéster e com maior resistência à abrasão, recebe tratamento antimicrobiano que auxilia na redução do mau cheiro e o tratamento com hidrofílizante natural, aumentando o conforto pelo gerenciamento da umidade gerada (suor) durante o uso de calçados. Quando aplicado em forros internos e palmilhas de acabamento, confere aos materiais têxteis ultra-absorção de suor com rápida secagem (dessorção), agindo diretamente na melhoria do conforto térmico”, esclarece Carla.


Aloe Vera é uma planta que oferece vários benefícios à saúde, como hidratação da pele, efeito calmante, cicatrizante, anestésico, refrescante e anti-inflamatório. Ao ser aplicada em têxteis, transporta a umidade para a parte externa do tecido agilizando a evaporação e melhorando as propriedades de secagem. Além disso, confere a sensação de resfriamento pela evaporação devido às propriedades anti-térmicas.


A palmilha contém ainda óleos essenciais microencapsulados de Melaleuca e Bétula-Doce, que apresentam propriedades fitoterápicas analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. “A característica de bidensidade, na 2ª e 3ª camadas, constitui-se por EVA perfurado para isolar a umidade absorvida e pela espuma de alta performance, responsáveis pela absorção do impacto.


A camada inferior é composta por manta agulhada em poliéster (100% PET reciclado), sendo ultra-absorvente e com rápida secagem, além de tratamento antimicrobiano através do uso da nanotecnologia da prata”, explica Carla, lembrando que os benefícios ao usuário vão desde manter os pés secos, reduzir o mau odor e o aumento do conforto térmico, até o amortecimento ao impacto, as propriedades fitoterápicas pelo uso de óleos essenciais e a propriedade hidrofílica.


Soluções Avançadas em Alta Frequência


A Orisol se apresenta da Fábrica Modelo de Segurança, mostrando soluções fabricadas na planta matriz de Taiwan – para costura automática – e na unidade Orisol Brasil – alta frequência. O destaque, de acordo com Fábio Kerber, do Comercial Olatam, é a nova coleção de máquinas de alta frequência fabricada na unidade brasileira, na cidade de Campo Bom/RS.


Contando com três modelos de máquinas de alta frequência da linha modular, modelos M1 – Ágil, M2 – Essencial e M3 – Ultra, a empresa mostra o modelo mais completo da linha, modular HF1530 M3 Ultra. “A fabricação das máquinas de alta frequência pela Orisol do Brasil está completando 10 anos e já estão em sua quinta geração de evolução com processos de melhoria contínua, sendo a máquina mais produtiva do mercado”, destaca Fábio, lembrando que o equipamento foi concebido de acordo com as normas de segurança NR-12 e contém 86% de itens nacionais, sendo cadastrada para comercialização via Finame.


“É a única máquina do mercado com controle 100% digital voltado para a indústria 4.0”, garante Fábio.


Esta linha de máquinas, de acordo com ele, permite uma ênfase na manufatura enxuta, sendo projetadas para sistemas de troca rápida de receitas e setup rápido, inclusive com sistema de código de barras onde os programas estão na memória, além de atender as normas e exigências de segurança ESG.



Realização: IBTeC, FISP - Feira Internacional de Segurança e Proteção, Marluvas, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Apoio: Animaseg, revista Tecnicouro


PARCEIROS DO PROJETO FÁBRICA MODELO DE SEGURANÇA 2024


Alkaplas, Bandtex, BASF, Boxflex, Branyl , Brastema, Brisa, Cofrag, Cofratec, Colorgraf, Comelz, Dublauto, Eletrovalli, ERPS, FCC, Fibrart, Formello Formas, Garudan, Globalfit, ISA Tecnologia, Jomo, Kemi, Kuntz, Liko, Matriz Minas, Mecsul, Mentes Brilhantes, Onix, Orisol, Polako, Raima, Retilox, Sul Máquinas, Sulpol, Tecnomaq. Texfyt, TNS Nano, Curtume Tropical, Volf, Wa Solados, Smurfit Westrock

コメント


bottom of page