top of page
Buscar

Ensaios em biqueiras para calçados de segurança


Gabriel Damaceno - técnico químico do Laboratório de EPI Calçados do IBTeC.


Uma das características de proteção mais comuns nos calçados de uso profissional é a proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos, descrita na Norma Regulamentadora Nº6 (NR-6). Os calçados que possuem esta característica são chamados calçados de segurança, e possuem biqueiras, que são responsáveis pela proteção dos dedos e devem atender a determinados requisitos normativos.


A norma de requisitos para calçados de segurança, ABNT NBR ISO 20345/2015, estabelece que as biqueiras devem passar por uma série de ensaios, a depender de sua composição. Alguns destes ensaios, contudo, são obrigatórios para todas as biqueiras. São eles: verificação das características gerais da biqueira, comprimento interno, resistência ao impacto com energia de 200J e resistência à compressão com carga de 15kN.


Além destes ensaios, as biqueiras são testadas de acordo com a sua composição. Biqueiras metálicas devem passar pelo ensaio de corrosão, enquanto as não metálicas devem cumprir os requisitos da norma EN 12568, no ensaio de impacto após os tratamentos em solução ácida, solução alcalina, óleo (iso-octano), alta temperatura e baixa temperatura.


Contudo, a nova versão da norma de requisitos, a ISO 20345/2021, traz algumas alterações no que diz respeito às biqueiras dos calçados de segurança. A primeira delas é que a norma estabelece novos valores de requisitos para medidas do flange da biqueira, variando conforme a composição (metálica ou não metálica). Além disso, a norma menciona a ISO 22568/2019 em vários itens, e não mais a EN 12568. Esta alteração traz algumas mudanças significativas para os ensaios de comportamento das biqueiras, principalmente para as não metálicas, que deverão passar apenas pelos tratamentos em óleo, alta temperatura e baixa temperatura, e não mais pelas soluções ácidas e alcalinas.


Como a ISO 20345/2021 ainda não foi publicada na sua versão brasileira, a norma de 2015 continua em vigor para fins de obtenção de Certificado de Aprovação de equipamento de proteção individual (CA). Uma vez que seja adotada, a nova versão trará alterações relevantes nos métodos de ensaio e nos requisitos das biqueiras, tanto metálicas quanto não metálicas.


Portanto, é importante que os fabricantes de biqueiras estejam atentos aos requisitos que passarão a ser obrigatórios quando a nova versão da ABNT NBR ISO 20345 for publicada. Desta forma, poderão garantir que seus materiais atendam às especificações e forneçam a devida proteção ao usuário final dos calçados de segurança.



bottom of page