Buscar

Design, conforto e segurança


A maior feira de saúde e segurança no trabalho (SST) do mundo é a A+A que acontece a cada dois anos na Alemanha e apresenta EPIs tão modernos quanto os calçados usados no dia a dia. A Diretora da A + A, Birgit Horn, ao ser questionada sobre qual o impacto que a inovação em produtos trouxe ao setor, afirma que embora a evolução mais aparente seja visual, no design e automação dos EPIs, o principal fator que eleva o nível da mostra e busca conscientizar seus expositores e visitantes é a segurança proporcionada.


Na avaliação dos organizadores da feira, investir na segurança e saúde ocupacional, além de boas práticas de segurança e saúde no trabalho, pode ajudar a tornar as empresas bem-sucedidas e sus- tentáveis. Mas aquelas que não investem e veem isso apenas como custo, acabam por trazer prejuízos para si, para os trabalhadores individuais, empresas, economia e sociedade como um todo. “Quando há saúde e segurança no trabalho, todos se beneficiam. Pois boas práticas de SST reduzem absenteísmo resultante de doenças evitáveis e lesões, ajuda a reter mais talentos e trabalhadores experientes na força de trabalho e melhora a produtividade e a reputação das empresas” ressalta Birgit Horn.


Ainda segundo o gerente da A+A, um estudo estimou que para cada 1 euro investido em SST é gerado um retorno de 2,2 euros. E não são apenas empresas que se beneficiam - além de melhorar a produtividade e uma força de trabalho saudável, melhora a economia e a sociedade como um todo. Contudo, o Brasil precisa de novos EPIs, fabricantes que incentivem e invistam em conforto, performance e design, sem abrir mão da segurança. “As oportunidades estão aí, veremos quem está disposto a abraçá-las e colher resultados disso”, conclui Deivis.



Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter