Imagem Desbrav | Luís Vieira
Por Luis Vieira - editor
Em tempos de consumismo exacerbado, com novas marcas surgindo a todo o momento e em meio ao bombardeio de ofertas em redes sociais, faz sentido desacelerarmos um pouco e pararmos para pensar no porquê das coisas, como elas surgiram, por que foram criadas e qual o sentido disso tudo. Em se falando de calçados, vale relembrar o real motivo pelo qual usamos essa peça do vestuário. Voltando lá para os primórdios da nossa existência, o calçado sempre serviu como necessidade básica à proteção do corpo humano, mais precisamente dos pés.
Segundo registros, tudo começou pelos egípcios que faziam seus calçados com madeira e couro. Neste período, os acessórios tinham a função única e exclusiva de firmar o equipamento ao pé. Na Idade Média, o calçado se torna status social direcionado aos nobres da sociedade; na época do Renascimento surgem os saltos altos e adornos mais sofisticados, e foi na Revolução Industrial que os calçados ganharam produção massificada e se tornaram mais acessíveis, e assim seguimos até os dias de hoje.
Mas, para além desse passado longínquo, o fato é que a sociedade atual, especialmente o público feminino, desenvolveu uma verdadeira paixão por esses produtos, quase beirando um fetiche, a ponto de haver consumidores que os colecionam, sejam eles de um estilo ou de uma marca específica.
Seguindo nossa evolução, é importante citar a pandemia de Covid-19, que foi um marco na história, e todas as mudanças culturais que sofremos neste período, que, inclusive, é citado como uma mudança de era. Com a necessidade do distanciamento social, passamos a repensar nossos conceitos e valores, nossa real necessidade de consumo, o que realmente importa e o que eu, como ser humano, preciso, de fato, em termos de produto.
A estilista e consultora de moda, sócia do Estúdio Compor e Compor Digital, Tatiana Ritzel, foi convidada a contextualizar a moda atual nesta matéria especial, alinhavando a argumentação a partir do ponto de vista dos componentes e aviamentos. “Muita coisa mudou nestes quatro anos pós-pandemia, todos passaram a repensar processos, como poluir menos, impactar menos o meio ambiente, ser mais produtivo, fazer mais com menos. Seja pessoa física ou jurídica, a ordem neste momento é cuidar do hoje para garantir nossa existência para o futuro, em todos os sentidos”, enfatiza Tatiana, lembrando que isso atinge diretamente a indústria da moda, pois moda é o reflexo do comportamento da sociedade, e em tempos de otimização de linhas, produtos atemporais e reaproveitamento de modelagens, o uso de enfeites pode diferenciar os modelos e trazer renovação e frescor a modelagens consagradas.
Atualização do design e melhor experiência do consumidor
Os aviamentos e enfeites cumprem um importante papel na relevância de um calçado criado e desenvolvido, trazendo um olhar especial e retratando as tendências de moda aplicadas ao produto. Para a indústria, os adornos e acessórios adicionam vida e direcionam o estilo do produto, que, por muitas vezes, pode ser uma modelagem básica, e o enfeite mostra a que veio este calçado: proporcionar elegância, imponência, luxuosidade e sofisticação, segurança ao caminhar, dentre outros atributos.
De uma forma mais precisa, podemos citar alguns papéis que o aviamento cumpre: valorização, segurança, funcionalidade, embelezamento e retratar as tendências de moda. Segundo Tatiana, os enfeites para calçados e aviamentos podem ser categorizados da seguinte forma:
Os que chamamos de Metais, que em alguns casos são injetados em uma liga chamada Zamac ou em ABS, e possuem um acabamento metalizado, como, por exemplo, bridões (enfeites de mocassins, scarpins e sapatilhas), passadores, fivelas etc. São os enfeites mais democráticos e podem ser usados em todos os tipos de calçados e por todos os públicos, inclusive para bolsas, cintos e carteiras.
As Pedrarias são os enfeites que possuem strass e pedras em quase toda sua totalidade de área e impõem luxo e sofisticação aos calçados e bolsas, mais direcionado ao público feminino.
Há os enfeites e aviamentos mais Artesanais, que são aqueles feitos através de trabalhos manuais ou que imitam essa técnica, tais como tranças, costuras pespontadas, flores, laços, bordados, tudo que envolve um toque mais humanizado e natural ao produto final.
Os Aviamentos se referem aos materiais que complementam o cabedal, tais como elásticos, zíper, tiras, gorgurões, atacadores, passamanarias, velcro etc.
Por fim, há Peças Técnicas, que conferem propriedades funcionais para fechamentos, engates e segurança, tais como ilhoses, passantes, peça-engate, enforcadores etc., mais usados em modelos esportivos, de segurança ou de moda que queiram trazer um estilo casual adventure ou sport style.
Estética e funcionalidade
Os enfeites, acessórios e aviamentos para calçados são dos mais variados possíveis e possuem várias funções, desde somente adornar, proporcionar funcionalidade como abre-fecha ou até mesmo para dar a estrutura, especialmente em produtos mais esportivos e de performance.
“Um enfeite e/ou aviamento, quando bem concebido e aplicado ao calçado (ou bolsa), faz toda a diferença no resultado, e por muitas vezes ele se torna o storytelling (identificação e conexão da marca com o público) daquele produto”, instiga a estilista.
Durante as primeiras temporadas pós-pandemia, a moda passou por algumas transformações, quando os enfeites, especialmente para produtos femininos, passaram a ser mais discretos e, em muitos casos, traziam a mesma cor no cabedal, no solado e nos enfeites, num estilo minimalista imponente.
Atualmente, já se percebe uma evolução e a volta à cena dos enfeites com acabamentos metalizados mais chamativos, porém não menos clássicos, como o ouro e a prata.
“Na verdade, temos que entender o comportamento da sociedade e as mudanças culturais para interpretar o que será desejo de consumo, e destaco aqui um dos principais movimentos: o Quiet Luxury (ou seja, luxo silencioso, discreto), um pensamento que vem se consolidando e traz a necessidade de menos: menos compras, menos efemeridade, menos ostentação, com mais qualidade e atemporalidade”, contextualiza.
Adornos como elementos de diferenciação e identidade
Os acessórios, em muitos casos, servem como identidade de marca, como se fossem um brasão de identificação, indicando que aquele produto se refere àquela marca, sem que o consumidor precise, necessariamente, ver o logotipo da mesma. “Acredito que uma das maneiras mais emblemáticas de se usar algum enfeite ou aviamento é realmente criando uma identidade de marca, como se fosse o seu elemento de estilo, pois o mais importante para a longevidade de um negócio é criar uma memória e identificação da mesma na cabeça do consumidor”, afirma Tatiana, citando alguns exemplos onde essa prática é aplicada.
Roger Vivier: sua fivela-bridão retangular ocupa praticamente todo o bico de scarpins.
Bottega Veneta: conhecida pelos trissês em cabedais, tiras, bolsas e botas.
Prada: seu logo icônico em formato triângulo é usado em todos os produtos, inclusive no vestuário.
Alexandre Birman: característico pelo fechamento em forma de amarração, lembrando o laço de couro da icônica sandália Clarita. Alexandre Birmann
Gucci: conhecido pelo gorgurão listrado verde e vermelho.
Chanel: famosa pelas correntes.
“Sem dúvida, no mercado brasileiro, especialmente no público feminino, o estilo de enfeite e a presença ou ausência de adornos no calçado definem a compra de um produto, pois a mulher brasileira é vaidosa, gosta de se arrumar e estar luxuosa e elegante”, defende Tatiana Ritzel, considerando que, mesmo em tempos de Quiet Luxury, é importante levar em conta que há consumidores que não se identificam com essa tendência.
Dentre as marcas que se destacam pelo uso criativo de adornos, ela cita:
Off White: marca italiana de tênis casual que utiliza um lacre fixado junto ao atacador como parte do processo de autenticidade.
Marca americana Crocs, que cria coleções de aviamentos temáticos, conforme tendências, séries, celebridades, para adornar seu icônico clog.
Moschino, marca italiana de moda de luxo, tem como sua principal característica um lado irreverente e divertido, onde os enfeites lúdicos e criativos fazem a vez do produto e contam sua identidade.
Entre as marcas nacionais que melhor aplicam os adornos criativos, destaca-se pelo uso de adornos criativos para criar identidade, a Melissa.
No equilíbrio entre funcionalidade e estética, os componentes são fundamentais também para proporcionar um calce melhor, adaptando o calçado aos variados tipos de pés. “Atualmente, muito se fala do estilo de calçado tipo ‘calce-fácil’, e, na maioria dos casos, passa pelo uso de algum tipo de aviamento que proporciona este benefício, tais como atacadores de elástico, elástico nas tiras de sandálias e palas de tênis/mocassim, argolas para regular e fechar tiras de velcro, que são uma das formas de fechamento mais usadas para proporcionar facilidade ao calce.”
Perspectivas de mercado
“As oportunidades para fabricantes de aviamentos, dos mais variados tipos, são muito grandes, pois não há calçado ou bolsa qualquer que não tenha algum tipo de acessório acoplado à sua modelagem. Seja esportivo, infantil, moda feminina ou masculina, posso afirmar que 99,9% dos calçados têm algum tipo de aviamento”, ressalta Tatiana.
Citando dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), ela lembra que a produção mundial de calçados em 2023 foi de 22 bilhões de pares. Para o ano de 2024, a projeção de produção de calçados no Brasil, numa visão otimista, é de 890 milhões de pares. Mas para 2025, este número sobe para mais de 900 milhões. “Se considerarmos que praticamente todos os calçados e bolsas possuem algum tipo de acessório, enfeite e/ou aviamento em sua composição, qualquer um pode fazer a conta do tamanho deste mercado e seu potencial, ainda mais que temos sempre que contabilizar ao mínimo duas peças para cada par, ou seja, volume dobrado ou, muitas vezes, vários enfeites num mesmo calçado”, analisa.
É importante que as marcas estejam atentas às tendências, pois, ora os tênis com atacador estão mais em evidência, ora são os modelos slip on que aparecem. Em uma temporada, os enfeites mais naturais e manuais estão em alta; na seguinte, são os detalhes luxuosos como pedrarias e metais que ganham força. “Estar atento às tendências de moda, fazer as devidas adaptações em seu processo criativo e processo produtivo e ser proativo, ofertando novidades ao mercado, são algumas das formas de garantir o êxito de uma empresa de aviamentos e enfeites neste segmento”, reforça a especialista.
Entender as tendências de tipos de modelagens de calçados são oportunidades para as indústrias criarem antecipadamente peças, enfeites e aviamentos pensando já no desejo futuro de estilistas e designers de calçados e bolsas. “Em se falando de bolsas, primar muito pelo excelente acabamento de peças, pois as ferragens talvez sejam a parte principal de uma bolsa, e um bom acabamento faz toda a diferença”, ensina.
Ainda com relação à funcionalidade, é importante que as empresas fornecedoras pensem nas dificuldades das pessoas em questão de mobilidade (como conseguir fechar e abrir calçados, por exemplo) e como o setor de aviamentos pode criar soluções inovadoras de peças funcionais, para que os calçadistas possam ofertar produtos mais práticos e fáceis de calçar.
Para crianças, pensar em sistemas de fechamento que elas mesmas possam manejar sozinhas. E até mesmo em enfeites interativos e educativos. “Além de todos esses aspectos, ainda temos que levar em conta a evolução dos processos. Hoje, por exemplo, a técnica de impressão 3D para enfeites já está bem evoluída, trazendo a possibilidade de exclusividade, agilidade e redução de custos de desenvolvimento”, conclui Tatiana Ritzel.
O poder do brilho
Com equipe estratégica na China e fábrica própria no Brasil, a BM Strass desenvolve coleções próprias combinando produção local com expertise internacional. O diretor Danilo Teixeira afirma que o setor de adornos é altamente especializado no Brasil, oferecendo uma ampla gama de opções que elevam o design, especialmente com o uso do brilho. “Antes restrito a ocasiões especiais, o brilho faz parte do cotidiano, presente em looks femininos, masculinos, pet e até na linha moveleira. Essa versatilidade reflete uma mudança cultural, consolidando o brilho como uma expressão de estilo e sofisticação, essencial em diversas esferas da moda”, destaca.
Oferecendo também soluções de personalizações para as marcas reforçarem a identidade de maneira única e diferenciada, a empresa destaca a Manta Tribal, que é um exemplo de desenvolvimento exclusivo, combinando inovação, estilo e funcionalidade.
Com um design inspirado em padrões tribais, o material mescla tons, adicionando brilho e elegância a qualquer peça. Pode ser aplicado de diversas maneiras, como, por exemplo, adorno principal em calçados, cobrindo superfícies maiores, ou em tiras de sandálias. Além disso, partes da manta podem ser combinadas com outros materiais, como correntes de metal ou strass, criando combinações únicas e valorizando ainda mais o design final.
Estilosos e funcionais
Para o sócio-proprietário da Baxmann, Carlos Souza, os aviamentos e adornos são fundamentais para estilizar e padronizar o design do calçado, permitindo personalizar as peças com um toque de estilo, cores e texturas da moda. Além disso, itens como ganchos de botas, ilhoses e grampos tornam os calçados mais práticos, duráveis e confortáveis. Ou seja, além de atualizar o visual, esses detalhes também aumentam o valor e a funcionalidade dos produtos. “Os aviamentos metálicos personalizados da Baxmann ajudam as marcas a criarem identidade, oferecendo uma ampla variedade de peças em vários tamanhos, formas, cores e acabamentos.
Há ainda a possibilidade de gravar a logomarca do cliente, agregando valor e exclusividade aos produtos”, comenta Carlos. Alinhada às tendências do mercado, a Baxmann oferece o acabamento Nickel Free em seus componentes que, além de inovador, atende às exigências de moda e funcionalidade, destacando-se por ser livre de substâncias restritas e garantir segurança e sustentabilidade aos produtos. “São peças versáteis, combinando design moderno com funcionalidade prática. Muito utilizados em calçados, bolsas e cintos, permitem que os fabricantes criem peças visualmente impactantes, ao mesmo tempo em que garantem resistência e durabilidade aos produtos finais”, resume Carlos.
Protagonismo e atemporalidade
A Altero oferece uma coleção ampla de metalizados para diversos segmentos, ampliando a possibilidade dos criadores em desenvolver produtos mais inovadores. Conforme aponta a gerente comercial Naira Lodette, a empresa atua em várias frentes, trazendo para o mercado artigos que possam ser atemporais e que valorizem o produto final.
O destaque na temporada fica por conta dos Maxi Enfeites com pegada orgânica, que surgem ainda mais arrojados, em visuais mais leves e lisos. “A coleção está maxi em tudo – em tamanho, com um visual mais limpo, aspectos lisos, sem emendas, e conta com diferenciais como o banho em tonalidade de ouro batido. As peças nessa linha são feitas em zamac, permitindo aos designers e estilistas mais liberdade para trabalharem em projetos de peças que tenham formatos complexos e sinuosos, por exemplo”, comenta Naira.
Ela também destaca que a leveza no visual colabora para proporcionar ainda mais evidência aos enfeites e acessórios. “Hoje, os metais são protagonistas nas coleções, agregando valor e visual aos produtos finais, e não apenas um detalhe para acabamento ou funcionalidade”, sublinha.
Pensando também na versatilidade do produto final, a Altero desenvolveu essa peça que envolve o cano da bota e pode ser retirada do calçado, oferecendo mais liberdade para a usuária compor o seu visual, tornando o calçado ainda mais versátil para o uso no dia a dia.
Personalização e entrega ágil
A RR Componentes foca em desenvolver enfeites com e sem strass, oferecendo versatilidade que vai além da estética, com ênfase em inovação e sustentabilidade, buscando constantemente desenvolver soluções que atendam às demandas específicas de cada cliente. Considerando que os aviamentos e adornos com strass desempenham um papel crucial na atualização do design e na melhoria da experiência do consumidor final, a coordenadora de vendas, Carina Lorenz, assegura que os produtos trazem a valorização final para os produtos.
“Nossas fivelas, tiras, gáspeas personalizadas e produtos exclusivos ajudam a expressar a identidade da marca e a criar um visual diferenciado, atendendo às preferências individuais dos consumidores. Isso não só torna os produtos mais atrativos, mas também fortalece a lealdade à marca”, garante.
A Gáspea PA4316 é um exemplo de como a empresa promove a personalização em termos de materiais, cores e texturas, permitindo que cada marca crie um estilo único que reflita sua identidade, economizando tempo e recursos.
O artigo em questão é composto por insumos de strass e silicone, garantindo uma combinação de brilho e flexibilidade, que proporciona uma experiência única e de valor final agregado. “Além de oferecer a possibilidade de adaptar materiais, cores e texturas para refletir o estilo e a identidade de cada marca, nossos produtos são criados com tecnologias avançadas que reduzem o impacto ambiental durante o processo de produção. Isso nos permite atender à crescente demanda por práticas mais sustentáveis e responsáveis, contando ainda com a agilidade de uma empresa com produção nacional”, sublinha Carina.
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