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Consumo: 75% dos consumidores mudaram seus hábitos


O debate sobre sustentabilidade saiu da pauta restrita às ONGs e pequenos grupos de pessoas que temiam pela degradação do meio ambiente e entrou definitivamente nas ações e no pensamento de milhões de pessoas, marcas e empresas em todo o mundo. Os efeitos da ação humana no planeta estão cada vez mais evidentes e, com isso, a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior.


A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, idealizou um estudo exclusivo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre como os consumidores estão percebendo que mudanças podem ser feitas em benefício do meio ambiente, e como as empresas lidam com isso. A pesquisa foi apresentada no Toluna Talks, evento promovido pela empresa que também trouxe estudos de caso, inovações e tendências para o mercado de insights e pesquisas de opinião.


Entre os dados, verificou-se que 75% das pessoas alteraram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta, enquanto 70% fizeram mudanças pela preocupação com o próprio bemestar, e 65% pela preocupação com as próximas gerações. Além disso, quando perguntados qual a duração dessas mudanças no seu cotidiano, 41% afirmaram que seriam totalmente definitivas e 35% disseram que seriam extremamente definitivas.


“De maneira geral, as pessoas se mostraram preocupadas com o meio ambiente e apresentam alguma mudança no comportamento de consumo. As principais mudanças foram em relação à preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis e redução do uso de plástico, como canudos, copos etc. No momento que os consumidores optam por uma mudança de comportamento, se dizem pouco dispostos a voltar atrás.


Como era de se esperar, essas mudanças não são homogêneas e há segmentos que estão mais dispostos a ter comportamentos mais sustentáveis do que outros”, afirmou a professora de Marketing da FGV, Lucia Barros.


O estudo também analisou quais atitudes as pessoas acreditam que tornam as marcas mais sustentáveis. Trabalhar com embalagens recicláveis foi a mais lembrada.


“Temos notado na Toluna um crescente interesse das empresas em obter dados e insights relacionados à percepção dos consumidores sobre temas bastante sensíveis, como sustentabilidade, questões sociais e ambientais. O maior desafio para essas marcas, após compreender melhor o interesse das pessoas, é alinhar-se de forma autêntica e verdadeira a esses anseios, fornecendo indicadores sobre as próximas ações, com uma visão 360° para criar uma conexão profunda com seus valores e iniciativas”, completa o diretor-geral da Toluna no Brasil, Luca Bon.



Toluna Talks

No dia 12 de novembro, o Toluna Talks recebeu no auditório da FGV especialistas do mercado de marketing, pesquisas e insights ministrando palestras sobre temas de destaque na atualidade e tendências dessas indústrias.


O principal tema do encontro foi o paradoxo da agilidade, ou Agility Paradox, que questiona como as empresas podem ser rápidas e integradas em suas estratégias de negócios com a utilização de insights poderosos. As tendências do mercado de pesquisa na América Latina e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor também foram debatidos no encontro.

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