Buscar

Confecção de protótipos de ecobags a partir do aproveitamento de fibras naturais

Alunos: Otávio Barreto Rosso; Arildo Kulmann de Oliveira

Orientador: José Nelsno de Moraes

Coordenador: Evandro Ribeiro Rosso

Instituição: Colégio Raymundo Luiz Marinho Carvalho - Porto Alegre/RS


O estudo tem com o objetivo de analisar as possibilidades de aproveitamento de fibras naturais de região da Fronteira Oeste do RS para a confecção de protótipos de ecobags para substituir as sacolas plásticas, que têm um tempo de decomposição aproximado de 100 anos e causam impacto no meio ambiente. Nesta região existe uma variedade de fontes de fibras naturais que podem ser estudadas como matérias-primas para imprimir novas propriedades aos materiais. A pesquisa foi realizada a partir de três matérias-primas: palha de arroz, pseudocaule da bananeira e capim annoni.


Após coletadas e separadas as amostras, foram realizados o processamento da matéria-prima; a fervura em solução alcalina; a medição do pH; a lavagem e processamento no liquidificador; a adição de cola e amido solúvel, até obter uma massa homogênea; a adição de água e da massa em uma bacia adequada; a submersão da tela para obtenção da forma apropriada; a retirada do material da tela para iniciar o processo de secagem; a deposição do material sobre tecidos e, quando necessário, a prensagem.


Sob o ponto de vista prático, quimicamente, o amido solúvel e a cola CMC substituem com eficiência a lignina na função de cimentação da mistura, além de garantir maleabilidade e resistência, sem o risco da decomposição das matérias orgânicas (a lignina é um componente intercelular incrustante ou cimentador das células fibrosas dos vegetais). Os produtos finais não apresentaram diferenças significativas, a não ser na aparência, embora não tenham sido realizados testes específicos na avaliação das diferentes propriedades e características. Embora o experimento não tenha possibilitado a confecção em maior quantidade da mesma, conclui-se que é viável a produção dos protótipos e outros objetos a partir do aproveitamento de fibras naturais.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter