Com a pandemia da Covid-19, o comércio eletrônico tornou-se a principal fonte de renda do varejo. Mesmo com as lojas físicas reabertas, a tendência é que as pessoas continuem consumindo cada vez mais no modo online. Pesquisas comprovam esse comportamento, o e-commerce encerrou o primeiro semestre de 2020 com alta de 145% nas vendas, de acordo com estudo realizado pela plataforma Nuvemshop. Um levantamento do Instituto Loco- motiva também ressaltou que 10% das pessoas entrevistadas não compravam pela internet e passaram a comprar durante a quarentena; 45% já compravam e passaram a comprar ainda mais nesse período; e apenas 10% dos participantes não fazem compras online.
Com esse repentino crescimento, muitas empresas que ainda não tinham sua versão digital se viram perdidas, sem conhecimento de como apresentar os seus produtos numa loja virtual, como receber e processar pedidos, e menos ainda sobre logística. Com foco em empresários, gestores logísticos e até autônomos e artesãos, o Centro Universitário Internacional Uninter lançou uma pós-graduação em Gestão da Logística para E-commerce. “A demanda por profissionais qualificados vai aumentar e o nosso objetivo é preparar os profissionais para operacionalizar as vendas realizadas através do comércio eletrônico. Os alunos terão contato com o que há de atual nessa área, envolvendo conceitos como cibercultura e ferramentas tecnológicas, logística global, supply chain e transportes”, explica Caroline Brasil, coordenadora dos cursos de pós da Uninter.
Com a percepção de que a crescente digitalização da economia está transformando o mercado da moda, a ESPM SP criou uma pós-graduação em Fashion Digital Business para preparar os profissionais da moda para este novo momento. Segundo a instituição, o curso é o primeiro no Brasil a abordar a digitalização do setor. “A estratégia digital será a espinha dorsal dos modelos bem-sucedidos em moda no futuro. Muitas marcas ainda não compreendem como fazer uma gestão de negócios adaptada no ambiente digital”, afirma Katherine Sresnewsky, coordenadora do curso, complementando que a organização de ensino objetiva preencher essa lacuna. O curso percorre todas as etapas da gestão do negócio da moda por meio da estratégia digital: concepção do produto, posicionamento de preço, formato de venda, comunicação e gestão dos serviços oferecidos. Em cada uma delas, são apresentados fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado.
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