De olho na retomada do mercado internacional para componentes para calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promove, por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelo projeto Integramoda, o MPE Exportadora. Voltada para empresas de micro e pequeno portes do setor, a iniciativa prevê consultorias, análises de mercados potenciais e a participação em quatro feiras internacionais na América Latina a partir de julho.
A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, destaca que o projeto visa a apoiar empresas de menor porte no processo de internacionalização. “O único empecilho para não exportar é não estar preparado. Empresas, independente dos portes, podem ter processos de internacionalização de sucesso”, frisa Aline, ressaltando que a abertura de mercado pós-pandemia demonstrou um grande potencial para exportações de componentes e insumos para calçados.
No escopo do MPE Exportadora, estão previstas consultorias de exportações, nas quais as participantes terão acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina. “Nas feiras, em que as empresas poderão contar com representante do projeto, caso não possam ter equipe própria presente, trabalharemos a prática da teoria absorvida durantes das consultorias”, explica a gestora, acrescentando que nas mais recentes edições, as feiras que fazem parte da iniciativa - Ficce (Equador), IFLS (Colômbia), Expodetalles (Peru) e Anpic (México) geraram US$ 8,7 milhões para os expositores brasileiros apoiados pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de promoção realizado em parceria pela Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Exportações em alta
As exportações de componentes para calçados somaram US$ 71,3 milhões no primeiro bimestre do ano, 37% mais do que no mesmo período de 2021. No comparativo com o período pré-pandemia, em 2019, já existe uma recuperação de 13% em relação aos dois primeiros meses daquele ano. Segundo Aline, a perspectiva é bastante positiva nas exportações do segmento, diante da retomada da demanda internacional e sobretudo o encarecimento de fretes da Ásia, que tem deixado os custos dos produtos brasileiros mais atrativos em grandes mercados, especialmente nos Estados Unidos e países da América Latina.
Mais informações e inscrições para o projeto pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.
Comments