top of page
Buscar

Artesanato e sofisticação ao estilo boliviano

Ardiccal

O Conglomerado Têxtil Boliviano (Cotexbo) trouxe ao Brasil diversos fabricantes de calçados, têxteis, componentes e artesanato, os quais expuseram de forma virtual as suas criações durante o Inspiramais Digital.


O Grupo Ardiccal é uma empresa boliviana que produz calçados na linha casual feminino, masculino e infantil, além de botas, botins, sandálias, tênis e calçados para uso médico profissional. Confeccionados inteiramente em couro bovino e camelídeo, os calçados agregam maciez, uniformidade de espessura, resistência e elasticidade, que aumentam as suas propriedades de adaptação às formas do pé, exaltando a sua naturalidade na textura e no brilho. Para além dos acabamentos lisos, utiliza uma vasta gama de peles com gravações em cores diversas. Na seleção dos materiais dos componentes da parte interior dos calçados (forro, biqueira e contrafortes), são levados em consideração diversos aspectos que contribuem para o bem-estar do usuário, tais como: absorção de umidade, proteção, elasticidade e resistência ao atrito.


O Kurmi é um artesanato têxtil feito pelas mãos de mulheres aimarás, herdeiras de uma grande tradição têxtil que remonta a muitos séculos antes da chegada dos incas e dos espanhóis, têxteis que contam uma história cheia de magia e cultura. Na paisagem que se forma entre o Lago Titikaka e a Cordilheira Real, os artesãos que habitam estas terras, há muitas gerações, fazem suas criações com amor e empenho para melhorar as condições de vida de suas famílias e de sua comunidade.


Mais de 200 mulheres aimarás que vivem e trabalham todos os dias em lugares cheios de história como a Ilha do Sol, a Ilha da Lua e o Santuário de Copacabana, são a base produtiva da Kurmi, que utilizam principalmente fibras de alpaca, lhama e ovelha. Elas tecem os produtos em diferentes técnicas, priorizando as tradições milenares, a alta qualidade e o design.


A Erika Torrez Indumentária Artesanal trabalha com produção em pequena escala para gerar melhores resultados, pois são peças exclusivas de arte feitas à mão. Casacos, jaquetas, blusas, bolsas e lenços se caracterizam pela mistura de diferentes materiais que podem levar tecidos étnicos, estampas, lã, algodão, bordados e pinturas, adquirindo um acabamento único e colorido, de estilo urbano e casual.

bottom of page