Buscar

Artecola conquista as duas premiações de Sustentabilidade

Sinônimo de sustentabilidade, a Artecola Química venceu a categoria Sustentabilidade nas duas principais premiações do setor calçadista: o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal e o Prêmio Lançamentos Fimec, ambos anunciados durante a Fimec 2020. Os projetos premiados nas duas distinções envolvem o conceito de Economia Circular, que reduz extração e descarte, foca em eliminar resíduos, reusa materiais e busca regenerar a natureza. “Se na indústria calçadista o modelo Fast Fashion, de várias coleções por ano, é o padrão na maioria das marcas, e se o mercado precisa sempre estimular o consumidor para a compra, nosso foco foi criar componentes sustentáveis para reduzir o impacto naturalmente gerado pelo consumo”, explica a diretora Lisiane Kunst.


Para o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal, a empresa apresentou as diferentes linhas de produtos desenvolvidas dentro do conceito sustentável, o que envolve laminados produzidos com resíduos gerados pelo próprio cliente, laminados com resíduos de outros setores produtivos como matéria-prima, produtos biodegradáveis, entre outros. Além disso, destacou as iniciativas sociais, culturais e econômicas que, ao lado do pilar ambiental, formam o conceito de Sustentabilidade na empresa.


No Prêmio Lançamentos Fimec, o foco foi a linha de Laminados PET, que utiliza resíduos de garrafas plásticas em sua composição. A matéria-prima PET é oriunda da coleta de lixo da comunidade do Vale do Sinos. Envolve o trabalho de uma cooperativa de catadores, gerando renda e reflexos sociais positivos. Cada 1.000 pares de calçados produzidos com couraças e contrafortes da linha de Laminados PET da Artecola Química representam 400 garrafas PET a menos no meio ambiente.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter