Buscar

Adesivo para calçados com hot melt de cheiro suave


Tecnologia elimina a liberação de VOCs e torna o ambiente mais agradável aos operadores


A Artecola começou 2022 com a meta de inspirar transformações. “Nossa energia criativa para a mudança está focada em soluções sustentáveis, com o máximo impacto positivo para o meio ambiente e para o desenvolvimento contínuo das pessoas”, destaca o presidente executivo, Eduardo Kunst. O caminho para evoluir com os clientes e com o mercado é a liderança tecnológica e a substituição de produtos. Dentro desse enfoque, a empresa apresenta o Afix Artemelt 4256, adesivo sólido para uso na indústria calçadista com cheiro bem mais suave em relação aos produtos hoje existentes.


O coordenador da área calçadista na Artecola, Jesus Gomes, ressalta que a tecnologia hot melt é bem mais sustentável que os adesivos à base de solvente porque não necessita de um meio de transporte. A quantidade a ser usada está toda no formato sólido, basta aquecer o produto e fazer a colagem. Assim, a simples substituição pelo hot melt já teria grande ganho ambiental, porque a tecnologia solvente, depois de aplicada, libera compostos orgânicos voláteis (VOCs) para a atmosfera.


Eliminar esses compostos e, ao mesmo tempo, oferecer uma colagem com menos cheiro é uma vantagem ainda maior. “Nesse caso, estamos atendendo nossos dois propósitos, de gerar impacto positivo para o meio ambiente e para as pessoas”, diz o coordenador, enfatizando que o foco é a oferta de adesivos, selantes e laminados termoplásticos mais sustentáveis, em soluções simples e eficientes.


Vantagens - O novo adesivo foi desenvolvido com o uso de substâncias mais amigáveis, reduzindo consideravelmente o odor provocado pelo aquecimento dos produtos hot melt. A performance segue inalterada, e as outras vantagens se mantêm: menor volume para transporte e armazenamento (não são enquadrados como cargas perigosas); não exige controle no descarte de embalagens; ganhos de saúde e redução de riscos para os trabalhadores do setor; e melhor preservação dos substratos a serem colados.