top of page
Buscar

A nova Fábrica de Calçados

A CONSOLIDAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA INDÚSTRIA 4.0 E A IMPLEMENTAÇÃO DA CAPACIDADE COMPETITIVA


CAPÍTULO 3/6: A PRECISÃO DOS MOVIMENTOS OPERACIONAIS SIMULTÂNEOS DA INDÚSTRIA 4.0 PARA A PRODUÇÃO EFETIVA - A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA ESSENCIAL


MS Eng. Fernando Oscar Geib (in memorian)


Os espaços operacionais das fábricas calçadistas mais avançadas são considerados por seus efetivos e pela sua ênfase nos mercados. O resultado deste modo e estratégia de agir é a flexibilização dos processos produtivos. Sabemos que os mercados e os consumidores valorizam enfaticamente o inédito. A Nova Fábrica de Calçados (NFC) sabe que os consumidores e os mercados são dominados pelo ineditismo dos calçados ofertados.


A Nova Fábrica de Calçados (NFC) como a gestora do Inédito nos mercados


1 - A Espacialidade dos processos produtivos

A Resolução Espacial dos processos produtivos é um fator essencial para assegurar a estabilidade dos processos produtivos. Quais são estes fatores operacionais produtivos perturbadores das operações produtivas? Todo e qualquer fator que saia das diretrizes operacionais estabelecidas. Uma característica essencial deve ser lembrada continuamente: as soluções são sempre espaciais. Os gestores da Nova Fábrica de Calçados (NFC) e os seus operadores devem desenvolver e manter uma mente espacial. O todo produtivo não pode ser esquecido, pois ele representa a visão sistêmica. A Produção Simultânea é espacial e atende este requisito.


2 - A Precisão operacional na produção e nos processos auxiliares

Os processos produtivos da Nova Fábrica de Calçados (NFC) em descrição seguem um fundamento essencial: a precisão. A falta de precisão “destrói” os calçados sob o ponto de vista do conforto pessoal, principalmente.


3 - Repetibilidade dos processos produtivos

Os desafios da produção de calçados na Nova Fábrica de Calçados (NFC).

A - Não podem acontecer falhas nos processos produtivos. A repetibilidade das operações deve ser zero.

B - O tempo perdido nas operações produtivas é um “presente” para os concorrentes.

C - No caso de haver diferenças estéticas e dimensionais entre o sapato do pé direito e do sapato do pé esquerdo, as correões da falha devem ser imediatamente identificadas, avaliadas e corrigidas, pois deve haver uma total integração entre os sapatos que formam o par. A condição de surgimento de falhas operacionais é o maior desafio para a Nova Fábrica de Calçados (NFC). Estatísticas de falhas operacionais devem ser geradas e armazenadas em um banco de dados e ser estudadas para que as falhas sejam totalmente eliminadas.


4 - A Cinemática da produção dos calçados pela Produção Simultânea impulsionada pela Robótica

A Nova Fábrica de Calçados (NFC) é o ambiente adequado para receber e consolidar a Robótica nos processos produtivos. A Simultaneidade das operações passa a fazer parte de um ambiente altamente tecnológico. A Robótica torna os processos e as estruturas produtivas mais ágeis. A produtividade operacional deste recurso deve ser aperfeiçoada continuamente e de modo permanente. Este recurso é altamente móvel. Isto faz com que esta mobilidade da Robótica deva ser previamente estruturada, planejada e igual modo. Tais condições identificam que os movimentos produtivos fazem parte dos processos produtivos dos calçados de modo sistêmico. Não é repetitivo lembrar que as “máquinas” em descrição necessitam de comandos previamente planejados e definidos. A Simultaneidade operacional desta fábrica sapateira tem na robótica um recurso que assegure a precisão das operações sapateiras. A dinâmica operacional dos Braços Robóticos resulta da velocidade nas respostas às ações desenvolvidas. A estabilidade nos movimentos nas respostas às ações desenvolvidas ajuda nos processos. O seu fator de desempenho destacado são as suas articulações que conferem à Nova Fábrica de Calçados (NFC) mais flexibilidade aos fatores produtivos de produção. A Simultaneidade Operacional, a Qualidade em elevadíssimos níveis, os Custos altamente competitivos e demais vantagens pertinentes são os benefícios ofertados aos Mercados e aos compradores pelos fundamentos da Indústria 4.0.


* É com muito pesar que a Revista Tecnicouro noticia o falecimento no mês de outubro do Eng. Fernando Oscar Geib que foi um dos principais colaboradores com o maior número de artigos técnicos publicados. Foi ele também o articula- dor da vinda do Prof. Dr. Aluízio Ávila para o IBTeC, iniciando assim a estruturação do Laboratório de Biomecânica do Instituto. Obrigado professor por sua dedicação ao desenvolvimento do setor calçadista brasileiro.




bottom of page