Buscar

A Nova Fábrica de Calçados: A inteligência da simultaneidade operacional

CAPÍTULO 4/6 - A INOVAÇÃO DA COMPETITIVIDADE DA NOVA FÁBRICA DE CALÇADOS (NFC) RESULTA DA TOMADA DE DECISÕES BASEADA NO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE BIGDATA OU BANCO DE DADOS DE LARGO ALCANCE

MS Eng. Fernando Oscar Geib


1 - A tomada de decisões estratégicas baseada no que se convencionou chamar de Big Data

O conceito de Big Data é um banco de dados de caráter sistêmico, que reúne todas as informações estratégicas e não estratégicas, as ações e as estratégias que a fábrica em descrição utiliza para aumentar a sua capacidade competitiva. Pois, a Nova Fábrica de Calçados (NFC) é movida por informações, particularmente por aquelas que envolvem tanto os mercados consumidores atuais quanto os futuros. Se o Big Data não estiver disponível para a Nova Fábrica de Calçados (NFC), esta deve estruturar o seu Big Data com o máximo de rapidez.


Informações são essenciais para orientar continuamente as estratégias organizacionais, definindo comportamentos organizacionais de liderança dos mercados. Por outro lado, não são somente os mercados que devem ser o grande banco de dados a serem monitorados. O sistema produtivo da fábrica igualmente deve ser acompanhado e monitorado com toda a precisão.

O dia a dia competitivo e o Big Data

Será que somente as informações usuais são suficientes para mobilizar os sistemas produtivo da fábrica em descrição? Certamente não! O dia a dia organizacional competitivo exige uma criatividade continuamente ativa, o que gera novas e inéditas informações. Para a Nova Fábrica de Calçados (NFC) é essencial, portanto, haver um sistema de armazenagem de dados do sistema produtivo, convencionalmente chamado de Big Data. É esta característica que identifica a fábrica como uma Indústria 4.0.

2 - A metodologia de coleta e de preparação de dados

Nesta etapa, busca-se a identificação de como os dados devem ser trabalhados e processados pelos operadores da fábrica de calçados em descrição.


I - Diagnóstico dos dados: nesta etapa, os dados que emergem e resultam do processo produtivo são avaliados quanto à sua importância e capacidade de serem reais e confiáveis. Estes diagnósticos devem ser realizados continuamente e terem uma metodologia clara e efetiva.


II - Análise de correlações: a Produção Simultânea define correlações efetivas dos processos de produção. A correlação é a base e o fundamento da Produção Simultânea. Os gestores desta sapateira devem se especializar em identificar oportunidades de promover correlações nos processos produtivos e estruturar processos simultâneos. A Indústria 4.0 torna-se mais efetiva e produtiva com o apoio da simultaneidade operacional.


III - Testes de significância: os processos produtivos da Nova Fábrica de Calçados (NFC) devem ser previamente testados e experimentados para que seja identificada a sua efetividade produtiva e de qualidade dos calçados a serem produzidos. Se forem constatados desvios quanto à qualidade e quanto à produtividade planejados, as correções deverão ser imediatamente implementadas.


IV - Modelagem dos processos produtivos: a modelagem para a geração dos calçados tem dois enfoques:


A - A modelagem artística dos calçados desenvolvida pelos profissionais convencionalmente chamados de modelistas.


B - Estruturação e planejamento das estruturas produtivas que são os sistemas de produção e de geração dos calçados. Estes técnicos são os responsáveis pela aplicação dos fundamentos da Indústria 4.0.


Estas duas modelagens estruturam o Sistema de Geração dos Calçados.

3 - Objetivos da Indústria 4.0

- Eficiência e qualidade;

- Diminuição de estoques e materiais de produção;

- Tempo de entrega reduzido;

- Sustentabilidade e meio ambiente estruturados.

4 - As perspectivas da Indústria 4.0

A) Integração horizontal ao longo da cadeia de valor na geração dos calçados;

B) Integração digital dos Sistemas Produtivos;

C) Desenvolvimento contínuo de tecnologias de geração dos calçados, a partir da interrelação das tecnologias de modelagem e da produção dos calçados.

5 - Desafios da Indústria 4.0

A Simultaneidade Operacional para a geração de calçados foi exaustivamente descrita em textos do presente veículo de comunicação.


A Indústria 4.0 define e estabelece desafios para a Nova Fábrica de Calçados (NFC) que são apresentados na relação que segue.

I - Eficiência e qualidade

II - Diminuição de estoques

III - Menor tempo de entregas

IV - Sustentabilidade e meio ambiente

V - Adequado uso de materiais

VI - Inteligência artificial nas máquinas

VII - Materiais avançados, nanotecnologia, impressão 3D

VIII - Realidade aumentada

IX - Biotecnologia e avanço na pesquisa genética

X - Gestão operacional baseada na extração digital de conhecimento

XI - Big data

XII - Modelagem e simulações

XIII - Hardware de campos e protocolos industriais

6 – Finalizando

A Indústria 4.0 é uma metodologia dinâmica de produção de bens, onde se incluem os calçados. As fábricas devem estar atentas para aproveitar estes benefícios.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter