Buscar

A nova Fábrica de Calçados


A CONSOLIDAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA INDÚSTRIA 4.0 E A IMPLEMENTAÇÃO DA CAPACIDADE COMPETITIVA


CAPÍTULO 2/6: A NOVA FÁBRICA DE CALÇADOS (NFC), AO ADOTAR OS FUNDAMENTOS DA INDÚSTRIA 4.0, DESENVOLVE E IMPLEMENTA INÉDITAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO


MS Eng. Fernando Oscar Geib (in memorian)


1 - A tecnologia da robótica nos processos produtivos dos calçados


O termo robótica tem como precursor Karel Capec, novelista e escritor, que pela primeira vez utilizou esta denominação em uma peça teatral.


Os robôs desenvolvem a automação dos processos produtivos. A produção de calçados, por suas variações de produtos gerados, é um desafio para os gestores e técnicos das fábricas de calçados, quando se fala em automação da produção.


Porém, em mercados com competitividade crescente, todas as oportunidades para realizar de modo criativo a competitividade deve ser pensada e desenvolvida.


Assim colocado, abre-se uma “porta” para serem apresentadas considerações sobre este tema de modo que uma vez aflorada a oportunidade ela seja implantada. A Nova Fábrica de Calçados (NFC) é aprendiz e, por esta condição, toda e qualquer oportunidade de avançar nos seus processos produtivos será sempre avaliada e experimentada.


2 - A robótica


Pode ser estranho esta aplicação, porém, mesmo sendo mais específica, a sua utilização não pode ser descartada. É obvio que estes robôs não têm a magnitude de robôs que conhecemos do setor metal-mecânico. Porém, mesmo sendo de menor complexidade, os seus princípios operacionais são semelhantes. A Nova Fábrica de Calçados (NFC), ao seguir os princípios da Indústria 4.0, utiliza robôs quando as oportunidades produtivas são favoráveis a esta aplicação.


O caminho da aplicação da robótica é longo e exige da Nova Fábrica de Calçados (NFC) uma concentração de esforços significativos. Mesmo assim, este tema não pode ser esquecido e colocado em um segundo plano. Na história do desenvolvimento tecnológico, muito do que um dia foi considerado impossível e irrealizável, o tempo e os avanços da tecnologia mostraram que não somente é realizável como na verdade é útil e, muitas vezes, necessário.


3 - A automação e as suas características operacionais quando aplicada à produção de calçados


A automação consiste em uma tecnologia que se vale de sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos e de computação para controlar processos produtivos.


Tipos de Sistemas de Automação

- Fixa: Quando a automação da máquina está voltada à produção de um tipo de produto.

- Flexível: É assim chamada quando a automação se aplica a diferentes produtos.


A Nova Fábrica de Calçados (NFC) utiliza de forma majoritária a automação flexível, pois a mudança dos modelos de calçados é contínua, em função das exigências da moda. É importante ressaltar que cada temporada de moda pode afetar a significativamente a automação das operações de produção.


As avaliações da efetividade da automação devem ser desenvolvidas por uma equipe de operadores e gestores, para definir a efetividade da automação.


Automação programável: Este tipo de automação é assim denominada quando os modelos de calçados são previamente e antecipadamente definidos. Esta situação acontece quando a fábrica e os seus clientes têm um domínio mais afinado dos modelos de calçados a serem produzidos.


Fábrica e lojas trabalham de modo integrado, resultando assim, uma programação da automação aplicada às máquinas e equipamentos de produção.


Todos estes fundamentos constroem o conceito de Indústria 4.0 que se identifica por uma organização que tem a “fábrica nas mãos”, o que aperfeiçoa continuamente a sua competitividade nos mercados.


O domínio dos fundamentos da Indústria 4.0 é essencial para estar à frente nos mercados. Imitar o modo de ser desta fábrica é uma tarefa árdua e quase impossível, o que coloca esta sapateira em uma posição de destaque nos seus mercados.


4 - Os modelos de calçados seguem suas tendências, onde o atendimento agora é o fator essencial


A Indústria 4.0 é a estratégia fundamental para este imediatismo do atendimento já. Desta forma, a Entrega Já se torna fator essencial.