Buscar

16 curtumes expuseram no salão de design e inovação


Comportamento, tendências e negócios estão na essência do Inspiramais, cuja mais recente edição ocorreu nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo/SP. Com a participação de 16 curtumes, a mostra equilibrou relacionamento comercial, conhecimento e múltiplas visões sobre o futuro do consumo, da moda e da sociedade.


O evento é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Abit, Tex Brasil, By Brasil Components and Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.


No Inspiramais foram feitos negócios, lançadas tendências e compartilhadas informações que irão pautar novas concepções em calçados, acessórios, vestuário e design de interiores. A valorização da experiência, das pessoas e da ancestralidade, priorizando práticas sustentáveis e dando espaço à qualidade, foram pontos-chave revelados ou reafirmados nos dois dias de atividade. São movimentos já em curso na indústria da moda e que dão diversas oportunidades ao couro – um material consagrado por atributos como possibilidade de criação, resistência e sustentabilidade.


Os números desta edição do Inspiramais - que completou 10 anos – refletem a pulsante reunião da moda, da consciência produtiva e da plataforma comercial que se consolida em São Paulo a cada semestre com a realização do único salão de design e inovação de materiais da América Latina.


Antecipação de tendências

Outro projeto do setor de couros no Inspiramais é o Preview do Couro 2021_II, que apresentou um amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores e que se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior.


Nessa temporada a inspiração seguiu o tema Free Spirit. “Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style”, explica o designer e consultor do Inpiramais e coordenador do Preview, Manei Carmenatti.


Desta forma, o preview propõe a valorização de acabamentos naturais, utilizando o menor número de processos sobre o couro, materiais mais limpos, além de explorar texturas, estampas e gravações que enalteçam o aspecto clássico e elegante do material.


A botânica também foi um elemento importante de inspiração para criação de novas texturas e estampas que se fundem sobre o couro. Materiais com texturas aveludadas, acamurçadas, nos brocados lisos e estruturados.


“A cartela vem com 10 cores, tons pastel, caramelo, naturais puxando para os terrosos e verde natureza, pois observamos os movimentos do mercado e entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os 16 curtumes participantes do projeto Preview do Couro, que para a estação contou ainda com a parceria das marcas Arezzo, Schutz e Fiver no desenvolvimento de protótipos de calçado e acessórios.”

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter