Edição 299 - Mar/Abr 2017

Fábrica Conceito - Tecnologia como fator de produtividade

LEIA A EDIÇÃO COMPLETA

A 8ª edição do projeto acontece na Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, de 14 a 16 de março. Esta é a edição com a maior área de instalação, quantidade de empresas participantes e volume de inovações tecnológicas apresentadas.

Os números divulgados pelos organizadores - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial - impressionam. São cinco linhas de produção funcionando em tempo real, 70 profissionais trabalhando, 90 máquinas em exposição, 120 componentes e insumos utilizados, cerca de 70 empresas parceiras para uma produção inédita de mais de cinco mil pares de diferentes modelos nos três dias da feira. Para instalar toda esta estrutura, a área do projeto foi aumentada em 25% e passa a ocupar 1.000m2. Esta edição conta com a participação da Usaflex (calçados femininos) e Pegada (masculinos). O patrocínio máster é da Basf e Solvay/Rhodia. Os alunos do Curso Técnico em Calçado do Centro Tecnológico do Calçado (SENAI/NH) têm a oportunidade de trabalhar na fabricação de um dos modelos de calçados. 

Márcio Jung - Diretor-Presidente da Fenac
"A Fábrica Conceito é um espaço único que temos dentro da Fimec. Com produção de calçados em tempo real, como uma indústria em pleno funcionamento, os visitantes estarão dentro de uma fábrica, conferindo a aplicabilidade de tudo que a feira apresenta. A parceria da Fenac com o IBTeC e Coelho Assessoria é fundamental para que possamos viabilizar uma ação desse porte. Nós, com a maior feira da América Latina do setor e única com uma fábrica conceito trabalhando na produção de calçados em tempo real, temos certeza de que essa é uma atração que o visitante não pode perder."

Paulo Griebeler - Presidente Executivo do IBTeC
"O sistema coureiro-calçadista brasileiro é forte e competitivo e a Fábrica Conceito evidencia esta realidade através das tecnologias de ponta apresentadas. O mercado iniciou a sua recuperação e o projeto é catalisador deste momento pelo qual estamos passando, tanto que os números que estamos divulgando são superiores a qualquer edição já realizada nestes oito anos desde a criação deste empreendimento. Que se saiba, não existe no mundo um projeto desta magnitude sendo realizado dentro de uma feira. Os visitantes têm uma excelente oportunidade para ver em um mesmo espaço as novidades apresentadas pelo setor, interagir com os fornecedores, esclarecer dúvidas quanto a processos, materiais e as tecnologias utilizadas nesta que tem tudo para ser a melhor Fimec dos últimos anos."

Luís Coelho - Diretor da Coelho Assessoria
"Conceber, articular e montar a Fábrica Conceito é como planejar um espetáculo grandioso durante dez meses, para apresentá-lo sem ensaio para um público de cinco mil especialistas no tema. Elaborar um projeto desta envergadura exige muito conhecimento, experiência e, principalmente credibilidade. Credibilidade esta que nos permite buscar grandes marcas de calçados que apostem no projeto. São mais de 70 empresas envolvidas e o grande desafio é poder contar com máquinas e insumos que aliem tecnologia, inovação e sustentabilidade, pilares que compõem os conceitos que queremos enfatizar. Nosso projeto tem a pretensão de apontar os caminhos que o setor deve seguir nos processos industriais e nos produtos. Por isso a escolha destes parceiros é tão importante.


Edições Anteriores
303
Nov/Dez
2017
302
Set/Out
2017
301
Jul/Ago
2017
300
Mai/Jun
2017
299
Mar/Abr
2017
298
Jan/Fev
2017
297
Nov/Dez
2016
296
Set/Out
2016